quinta-feira, 2 de maio de 2013

Um comentário autêntico, inédito sobre a função do Orientador Pedagógico e Orientador Educacional.

As atitudes e práticas das diferentes funções do pedagogo são baseadas em um conjunto de teóricos e pensadores que causaram grandes impactos no tratamento da informação a fim de efetivar a comunicação dentro do processo ensino-aprendizagem. Todas as relações que se estabelecem no cotidiano escolar, podem receber inúmeras contribuições do pedagogo. Faz-me lembrar da tutoria, em que problematizamos uma situação pertinente, e como seriam os atendimentos por esses dois profissionais para a solução do problema. Um em atendimento aos alunos (OE) e o outro ao professor (OP). As existências desses profissionais na rede pública estadual brasileira, além de uma discussão crítica sobre a especificidade do trabalho da educação, apontam para a necessidade de sua presença em todas as escolas da rede escolar.

A orientação educacional aponta para o aluno como centro da ação pedagógica, cabendo ao orientador atender a todos os alunos em suas solicitações e expectativas, não restringindo a sua atenção apenas aos alunos que apresentam problemas disciplinares ou dificuldades de aprendizagem. Para poder exercer a contento a função de Orientador Educacional, precisa compreender o desenvolvimento cognitivo do aluno, sua afetividade, emoções, sentimentos, valores, atitudes. Cabendo a este promover, entre os alunos, atividades de discussão e informação sobre o mundo do trabalho, assessorando-os no que se refere a assuntos que dizem respeito a escolhas. Mediador entre o aluno e o meio social, o orientador discute problemas atuais, que fazem parte do contexto sociopolítico, econômico e cultural em que vivemos. Assim, por meio da problematização, pode levar o aluno ao estabelecimento de relações e ao desenvolvimento da consciência crítica.

E cabe ao coordenador, ou orientador pedagógico com a participação da direção, discutir com os professores a política da escola, através do regimento, PPP e pedagogicamente as características sociais, culturais e pessoais do público que a escola atende. Compreender o trabalho dos educadores que estão na escola e todos os envolvidos nesse processo. Sua atuação com atenção, clareza conceitual e teórica sobre a função da organização em que está inserido também é muito importante para o desenvolvimento de atitudes mais éticas, humanas e solidárias. Em sua prática, a compreensão de que o currículo formal é um conjunto de indicações oriundas de Leis, Diretrizes e Parâmetros curriculares e mediante a parceria da secretaria de educação da rede, cabe ao coordenador manter diálogo com os docentes para construir um trabalho cooperativo.

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