domingo, 28 de abril de 2013



IMPORTÂNCIA DO ORIENTADOR EDUCACIONAL E DO ORIENTADORPEDAGÓGICO NA ESCOLA BÁSICA.
Segundo GRINSPUN:
“A orientação, hoje, esta mobilizada com outros fatores que não apenas e unicamente cuidar e ajudar os ‘alunos com problemas’. Há, portanto, necessidade de nos inserirmos em uma abordagem de Orientação, voltada para a ‘construção’ de um cidadão que esteja mais comprometido com seu tempo e sua gente. Desloca-se, significativamente, ‘aonde chegar’, neste momento da Orientação Educacional, em termos de trabalho com os alunos. Pretende-se trabalhar com o aluno no desenvolvimento do seu processo de cidadania, trabalhando a subjetividade e a intersubjetividade, obtido através do diálogo nas relações estabelecidas.” (GRINSPUN,1994, p. 13)
Segundo Antonia da Silva Medina:
“É na compreensão e no entendimento da forma de tratamento dado pelo professor aos conteúdos e às condições de existenciais dos alunos que o supervisor sistematiza seu trabalho no interior da escola. Estas duas dimensões configuram o processo de ensinar e aprender, que se dá numa relação entre professor que ensina- e- aprende o aluno que aprende e ensina e o supervisor que orienta aprende e ensina, embora não se possa identificar com precisão quem inicia este processo. Este processo está sendo usado por mim denominado como “parceria”.”
Referências:
PASCOAL,  Miriam; HONORATO,  Eliane Costa e  .ALBUQUERQUE Fabiana Aparecida de. O orientador educacional no Brasil. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982008000100006
 MEDINA, Antonia da Silva. Supervisor Escolar: parceiro-politico –pedagógico do professor .In: RANGEL, Mary e SILVA JR.(Org.).Nove Olhares sobre a supervisão. 3 ª ed. Campinas, SP: Papirus, 1997.


Nenhum comentário:

Postar um comentário