Estudiosos defendem que a ação do Supervisor Escolar visa o professor e outros defendem que visa o aluno, atuando em consonância com a direção da escola.
Considerando-se em primeiro lugar a visão pró-professor, pode-se afirmar que a sua dinâmica será de maneira direta quando há a presença física do professor, e indireta quando o professor não está presente.
As ações diretas são, entre outras, elaborar o plano do setor de supervisão, documentos, leis, pareceres, pautas das reuniões... Controlar o cumprimento da carga horária dos professores e providenciar remanejamento do professor na ausência de alguém. Examinar e distribuir a correspondência que é entregue na escola.
A atuação do Supervisor Escolar não se dá somente com os professores regentes, mas deve-s e trabalhar em acordo com a direção da escola, em consonância, em harmonia com a gestão em várias atividades:
- Elaboração do plano global da escola
- Organizar o quadro de pessoal
- Planejar o calendário escolar
- Programar eventos culturais e passeios
- Planejamento de reuniões administrativas.
Sua atuação não deve somente ser uma ação supervisora tradicional, mas ir além, sendo uma atividade supervisora renovada.
Já a Orientação Educacional tem como objetivo contribuir para que a escola seja bem sucedida em educar, com base no seu Projeto Político Pedagógico, promovendo meios e recursos para promover a cidadania dos alunos.
a Pedagogia Tradicional o Orientador Educacional era aquele elemento que aplica provas e instrumentos de medida, mas, na Pedagogia Renovada ele deve ser quem consulta, identifica e promove a mudança no desenvolvimento dos alunos através do estímulo. É portanto, uma pessoa chave, que deve ser bem formado psicológica e culturalmente, para bem realizar a sua missão.
É interessante o comentário de Calvin, por que o que tenho observado, é que muitos alunos estão interessados em ser alguma coisa no futuro, sem realmente se preocupar em que estão sendo no presente. Se esquecem que, o que seremos amanhã depende das escolhas que fazemos hoje.
ResponderExcluirE infelizmente, muitos outros, não estão nem aí para o futuro, vivem o hoje sem medir as consequências de seus atos.