domingo, 14 de abril de 2013

O papel do Orientador Educacional (Mariléa)
Grupo (Mariléa, Lucieny, Rosangela e Jéssica)

Vamos analisar também essa tirinha da Mafalda que serve para nos despertar para o papel do OE nas escolas, junto dos alunos e em parceria com o OP.

Percebemos nesta tirinha, que o aluno ao ter a oportunidade de levantar a mão para pedir ajuda a professora, o faz, por que na verdade ele até aquele momento não havia compreendido nada do que a professora explicou, desde que se iniciou o ano letivo. De quem é esse problema? Do aluno ou do professor? 

Neste contexto o OE em parceria com o OP irá pesquisar a causa do problema ou da dificuldade do aluno. Será que o professor está trabalhando o currículo de maneira clara, contextualizada com a realidade dos alunos e com criatividade ou será que o aluno Manolito tem alguma dificuldade cognitiva, está  com algum problema pessoal, familiar etc... Esse é um dos papeis do Orientador Educacional, pesquisar as causas das dificuldades dos alunos em um trabalho conjunto com o Orientador Pedagógico para solucionar o problema e ajudar o aluno em suas necessidades de ensino-aprendizagem. 



Acessado em http://cmeitortato.blogspot.com.br/2011/09/mafalda-charges.html

Um comentário:

  1. Olá Marilea! Concordo quanto ao papel do Orientador Pedagógico, que é de pesquisar as causas das dificuldades dos alunos em um trabalho conjunto com os demais profissionais envolvidos. Para ajudar o aluno em suas necessidades de ensino-aprendizagem. Só assim pode-se buscar a melhoria da qualidade do ensino.
    Um abraço
    Lucieny

    ResponderExcluir