Comentário sobre a função do SE,
OP e OE.
Por: Mario Luiz Rufino - Mat. 10212080262
A escola é
ambiente integrador, estamos interligados uns aos outros através de trocas e de
experiências acumuladas ao longo do tempo. Por meio da nossa capacidade
reflexiva, expressão máxima da nossa capacidade intelectual e psíquica,
conseguimos acumular conhecimento aos longos dos anos. A comunicação entre os
seres humanos produz uma rede de conhecimento para a preservação patrimônio
coletivo, colocando-nos a serviço do grupo social. Através da comunicação e o
uso das palavras é possível ao homem formar uma consciência individual para
poder interagir com o seu grupo, construindo com este grupo conhecimento imprescindível
para a vivência coletiva.
Partindo
deste pressuposto, SE, OP e o OE são elementos aglutinador do fazer pedagógico
na escola, são estes profissionais com conhecimento científico-acadêmico
adquirido ao longo de sua formação, sem contar com a experiência adquirida no
decorrer do exercício da profissão docente, os principais responsáveis em
possibilitar a Unidade Escolar o desenvolvimento de procedimento teórico-metodológico
e práticos para uma aprendizagem significativa e de qualidade.
O
SE, é o responsável em fazer chegar na escola a legislação vigente, em termos
educacionais das secretarias de educação, e os projetos elaborados pelos órgãos
oficiais para o desenvolvimento do processo educativo. Ele é um parceiro
esclarecedor, não é aquele elemento fiscalizador ou o responsável em punir as
escolas, mas fazer com que elas se desenvolvam e se comprometam com uma educação
de qualidade.
O
OP é responsável para que os procedimentos, as técnicas, as teorias, as
metodologias cheguem a sala de aula para que os alunos possam aprender mais e
melhor. É ele quem vai auxiliar o professor na árdua tarefa de educar e de
encontrar melhores resultados para uma educação de qualidade.
O
OE é o responsável em acompanhar o aluno para que desenvolva a sua capacidade
de aprender, tenha os seus direitos garantidos para poder permanecer na escola
e dela poder utilizar em benefício de sua formação intelectual e integral,
enquanto indivíduo pleno de direito.
Como
temos a capacidade de aprender e de se comunicar, os profissionais que exercem
essa função precisam estar integrados e se comunicando a todo o momento para
oferecer aos alunos, as famílias e a comunidade uma educação integradora, igualitária,
de qualidade, e acima de tudo, comprometida com transformação social.
Segundo
Logan J. Fox: “O homem chaga ao mundo como a mais importante de todas as
criaturas. É um ser inacabado e vulnerável. Equipado com apenas um punhado de
reflexos, em contraste com a pré-programação instintiva de outras espécies, o
bebê humano pouco mais pode fazer por si mesmo além de chorar. Se um ser
maternal não cuidar dele e não responder com ternura ao seu choro, o bebê
humano não viverá por muito tempo. A dependência requerida por essa impotência
prossegue bioligamente por cerca de doze anos e socialmente por aproximadamente
vinte anos”.
Quando nos referimos a educação são esses
profissionais que estão preparados e equipados de instrumentais teórico-metodológica,
que dotam a todos da escola de capacidade para que possam contribuir para que
os alunos possam construir e aprimorar o seu processo de ensino-aprendizagem,
sendo significativa, para a vida toda.
By Rufas
Nenhum comentário:
Postar um comentário