sexta-feira, 26 de abril de 2013



Comentário sobre a função do SE, OP e OE.

Por: Mario Luiz Rufino - Mat. 10212080262

A escola é ambiente integrador, estamos interligados uns aos outros através de trocas e de experiências acumuladas ao longo do tempo. Por meio da nossa capacidade reflexiva, expressão máxima da nossa capacidade intelectual e psíquica, conseguimos acumular conhecimento aos longos dos anos. A comunicação entre os seres humanos produz uma rede de conhecimento para a preservação patrimônio coletivo, colocando-nos a serviço do grupo social. Através da comunicação e o uso das palavras é possível ao homem formar uma consciência individual para poder interagir com o seu grupo, construindo com este grupo conhecimento imprescindível para a vivência coletiva.
            Partindo deste pressuposto, SE, OP e o OE são elementos aglutinador do fazer pedagógico na escola, são estes profissionais com conhecimento científico-acadêmico adquirido ao longo de sua formação, sem contar com a experiência adquirida no decorrer do exercício da profissão docente, os principais responsáveis em possibilitar a Unidade Escolar o desenvolvimento de procedimento teórico-metodológico e práticos para uma aprendizagem significativa e de qualidade.
            O SE, é o responsável em fazer chegar na escola a legislação vigente, em termos educacionais das secretarias de educação, e os projetos elaborados pelos órgãos oficiais para o desenvolvimento do processo educativo. Ele é um parceiro esclarecedor, não é aquele elemento fiscalizador ou o responsável em punir as escolas, mas fazer com que elas se desenvolvam e se comprometam com uma educação de qualidade.
            O OP é responsável para que os procedimentos, as técnicas, as teorias, as metodologias cheguem a sala de aula para que os alunos possam aprender mais e melhor. É ele quem vai auxiliar o professor na árdua tarefa de educar e de encontrar melhores resultados para uma educação de qualidade.
            O OE é o responsável em acompanhar o aluno para que desenvolva a sua capacidade de aprender, tenha os seus direitos garantidos para poder permanecer na escola e dela poder utilizar em benefício de sua formação intelectual e integral, enquanto indivíduo pleno de direito.
            Como temos a capacidade de aprender e de se comunicar, os profissionais que exercem essa função precisam estar integrados e se comunicando a todo o momento para oferecer aos alunos, as famílias e a comunidade uma educação integradora, igualitária, de qualidade, e acima de tudo, comprometida com transformação social.
            Segundo Logan J. Fox: “O homem chaga ao mundo como a mais importante de todas as criaturas. É um ser inacabado e vulnerável. Equipado com apenas um punhado de reflexos, em contraste com a pré-programação instintiva de outras espécies, o bebê humano pouco mais pode fazer por si mesmo além de chorar. Se um ser maternal não cuidar dele e não responder com ternura ao seu choro, o bebê humano não viverá por muito tempo. A dependência requerida por essa impotência prossegue bioligamente por cerca de doze anos e socialmente por aproximadamente vinte anos”.
            Quando nos referimos a educação são esses profissionais que estão preparados e equipados de instrumentais teórico-metodológica, que dotam a todos da escola de capacidade para que possam contribuir para que os alunos possam construir e aprimorar o seu processo de ensino-aprendizagem, sendo significativa, para a vida toda.

By Rufas

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