domingo, 28 de abril de 2013



Comentário sobre a função do “OE” e do “OP”

Por: Rosangela Marcelino dos Santos

É de suma importância a atuação de profissionais como o Orientador Educacional e o Orientador Pedagógico em uma instituição escolar, pois todo processo de ensino aprendizagem permeia em torno do trabalho desenvolvido por esses profissionais junto ao corpo docente.  O orientador Educacional por ser o responsável em trazer a realidade do aluno para o currículo, corrobora com o professor no sentido de que o mesmo compreenda analisa e reflita, sobre a realidade vivenciada dentro das salas de aula, além disso, promove a interação entre escola e família, favorecendo uma aprendizagem mais significativa. Já o trabalho do Orientador Pedagógico, está diretamente ligado ao professor, tornando-se assim um parceiro que contribuirá significativamente  na prática desempenhada por este educador, pois o mesmo zela  pela qualidade do ensino que este desenvolve.

Um comentário:

  1. Comentário sobre a função de OE e OP.

    A função do OE é trabalhar diretamente com as necessidades dos alunos, em um processo contínuo e dinâmico. O orientador deve centralizar seu trabalho em compreender as necessidades dos alunos na intenção de obter a qualidade, o rendimento e o crescimento intelectual do seu alunado. Sua função não se limita apenas ao comportamento do aluno, mas também em como recuperar e em como produzir soluções capazes de sanar quaisquer dificuldades, necessidades, desinteresses. Assim, o OE se torna um mediador entre escola, aluno e comunidade.
    Já o OP trabalha diretamente com os docentes, na prática pedagógica, na conduta do professor em sala, na elaboração do currículo, em tudo o que tiver referência ao fazer pedagógico da escola. O OE e o OP devem sempre buscar o trabalho conjunto entre eles, em busca de uma postura crítica e reflexiva tanto dos alunos, quantos dos professores.

    ResponderExcluir