Qual a importância da
necessidade dos profissionais Supervisor Escolar ou Orientador Pedagógico e
Orientador Educacional) na Educação Básica?
Entrevistador(a): Lucieny dos Santos Ferreira
Entrevistado (a): Janaína Soares (Coordenadora de
Supervisão Escolar, da Secretaria Municipal de educação de Nova Iguaçu – RJ)
“Na verdade vou falar
mais do supervisor, que é a área de atuação a qual eu estou inserida que é a
minha formação básica.
O Supervisor Escolar ele
tem como assim... Vamos dizer... Objetivos principais: as atividades de avaliação...
As atividades de planejamento, execução e avaliação do currículo escolar. Então
é aquele profissional que vai movimentar essa engrenagem propulsora de aprendizagem dentro da escola. A
gente tem que ficar preocupada com a implementação de políticas públicas que
visam melhorar o processo de ensino aprendizagem lá da ponta, então a gente
pensa o macro, objetivando o micro. E a gente tem essa atribuição de além de
pensar junto com os profissionais da educação, de planejar, acompanhar a
implementação e avaliação desse processo, para dar um retorno pro sistema com processo
de replanejamento. Então o supervisor tem muito isso. E a nível de sistema que é
o qual a gente está inserido na secretaria municipal de educação, além de tá
pensando no currículo, a gente tem que pensar na normatização, que são os
princípios legais, que legitimam essa ação. O educador tem o hábito de executar
empiricamente, tudo com muito haver com o que ele aprendeu. Como ele tem
ensinado ele termina reproduzindo. E a gente não legitima isso através dos
registros, através da legislação. O supervisor vem resgatar isso (risos). De
legitimar, de, através da legislação e do registro desse acompanhamento. Então
a gente tem assim: A gente pensar junto que é o planejamento, fazer junto que é
a execução, de avaliar junto, pensar em processos legais que venham legitimar
essa causa. Então eu penso dessa forma”.
Entrevistador(a): Lucieny dos Santos Ferreira
Entrevistado (a): Heloisa Brandão (Docente, atualmente
trabalha no Setor de Matrículas da Secretaria Municipal de educação de Nova
Iguaçu – RJ)
“Bom! A escola funciona
como um organismo vivo e é preciso que esses profissionais trabalhem juntos. Tem
que contar com o trabalho integrado. Pois é fundamental para bom funcionamento desse
corpo, que é a escola.
Entrevistador(a): Lucieny dos Santos Ferreira
Entrevistado (a): Simone Pinheiro da Silva (Diretora Geral
da E.M. Jardim Montevidéo, de Nova Iguaçu - RJ)
“Bem, olha só... A
importância da Orientação Pedagógica é... Ela se faz necessária uma vez que
precisa existir a relação entre direção, professor e aluno. E quem faz esse elo é a orientação pedagógica. E ela vai fazer essa orientação
pedagógica à medida do que o professor traz, o que a Secretaria de educação
passa. E aí o diretor passa para a Orientação Pedagógica. A Orientação Pedagógica vai fazer o vínculo entre o professor
e o aluno nas suas necessidades. Já a Orientação Educacional, ela meio que tem parte
um pouquinho nisso, mas não tão voltado para o pedagógico e sim voltado na
relação do aluno com seu colega, no ambiente em que ele está inserido, nas relações
com a família, né! Mais como se fosse um psicólogo, né! E o supervisor. Na verdade
ele é um elemento externo, que eu acredito que não tenha que ser aquele em caráter
punitivo, nem que seja aquele como se fosse o fiscal, mas sim, aquele que é
mais um braço para ajudar a escola, né! Porque, se ele for, só aquele caráter punitivo,
a escola, ela passa a ser aquela unidade
que:
- Esconde tudo, por vem
o Supervisor!
- Esconde tudo, porque
vem o supervisor!
E a intenção não é essa.
A intenção é que o Supervisor ajude no que a escola não está conseguindo
resolver, né! Então ele é mais um
elemento à auxiliar. Por exemplo, na minha escola teve um determinado problema
e aí eu chamei ele à ajudar. Ele veio e mais
um braço na Secretaria de Educação, prá poder auxiliar. É isso!”
Lucieny dos Santos Ferreira - 10212080181
Oi Lucieny!
ResponderExcluirQue legal, você já conseguiu as duas entrevistas e lendo-as, concordo muito com a fala da professora Heloisa Brandão, a escola é viva e dinâmica, tudo deve ser pensado e executado em equipe, de forma integrada para que o ensino- aprendizagem aconteça de forma plena e satisfatória, principalmente para o alunado e para que a escola tenha um bom funcionamento.
Já na fala da primeira entrevistada, Janaína Soares, eu discordo um pouco da seguinte afirmação: "A gente tem que ficar preocupada com a implementação de políticas públicas que visam melhorar o processo de ensino aprendizagem lá da ponta, então a gente pensa o macro, objetivando o micro." Acredito que a palavra mais correta não seria "ficar preocupada", mas sim, "ficar atenta", as politicas públicas que vão surgindo, pois, além de nos atualizarmos, precisamos saber dos novos direitos dos alunos, para ajudarmos nas suas conquistas, sejamos Educadores, OP, OE ou Supervisores, não importa, essa é uma obrigação de todos, já que devemos trabalhar em equipe para uma escola e um ensino de qualidade.