segunda-feira, 15 de abril de 2013

Pesquisa de Opinião


Qual a importância da necessidade dos profissionais Supervisor Escolar ou Orientador Pedagógico e Orientador Educacional) na Educação Básica?


Entrevistador(a): Lucieny dos Santos Ferreira
Entrevistado (a): Janaína Soares (Coordenadora de Supervisão Escolar, da Secretaria Municipal de educação de Nova Iguaçu – RJ)

            “Na verdade vou falar mais do supervisor, que é a área de atuação a qual eu estou inserida que é a minha formação básica.
          O Supervisor Escolar ele tem como assim... Vamos dizer... Objetivos principais: as atividades de avaliação... As atividades de planejamento, execução e avaliação do currículo escolar. Então é aquele profissional que vai movimentar essa engrenagem  propulsora de aprendizagem dentro da escola. A gente tem que ficar preocupada com a implementação de políticas públicas que visam melhorar o processo de ensino aprendizagem lá da ponta, então a gente pensa o macro, objetivando o micro. E a gente tem essa atribuição de além de pensar junto com os profissionais da educação, de planejar, acompanhar a implementação e avaliação desse processo, para dar um retorno pro sistema com processo de replanejamento. Então o supervisor tem muito isso. E a nível de sistema que é o qual a gente está inserido na secretaria municipal de educação, além de tá pensando no currículo, a gente tem que pensar na normatização, que são os princípios legais, que legitimam essa ação. O educador tem o hábito de executar empiricamente, tudo com muito haver com o que ele aprendeu. Como ele tem ensinado ele termina reproduzindo. E a gente não legitima isso através dos registros, através da legislação. O supervisor vem resgatar isso (risos). De legitimar, de, através da legislação e do registro desse acompanhamento. Então a gente tem assim: A gente pensar junto que é o planejamento, fazer junto que é a execução, de avaliar junto, pensar em processos legais que venham legitimar essa causa. Então eu penso dessa forma”.

Entrevistador(a): Lucieny dos Santos Ferreira
Entrevistado (a): Heloisa Brandão (Docente, atualmente trabalha no Setor de Matrículas da Secretaria Municipal de educação de Nova Iguaçu – RJ)

          “Bom! A escola funciona como um organismo vivo e é preciso que esses profissionais trabalhem juntos. Tem que contar com o trabalho integrado. Pois é fundamental para bom funcionamento desse corpo, que é a escola.


Entrevistador(a): Lucieny dos Santos Ferreira
Entrevistado (a): Simone Pinheiro da Silva (Diretora Geral da E.M. Jardim Montevidéo, de Nova Iguaçu - RJ)

           “Bem, olha só... A importância da Orientação Pedagógica é... Ela se faz necessária uma vez que precisa existir a relação entre direção, professor e aluno. E quem  faz esse elo é a orientação  pedagógica. E ela vai fazer essa orientação pedagógica à medida do que o professor traz, o que a Secretaria de educação passa. E aí o diretor passa para a Orientação Pedagógica. A Orientação  Pedagógica vai fazer o vínculo entre o professor e o aluno nas suas necessidades. Já a Orientação Educacional, ela meio que tem parte um pouquinho nisso, mas não tão voltado para o pedagógico e sim voltado na relação do aluno com seu colega, no ambiente em que ele está inserido, nas relações com a família, né! Mais como se fosse um psicólogo, né! E o supervisor. Na verdade ele é um elemento externo, que eu acredito que não tenha que ser aquele em caráter punitivo, nem que seja aquele como se fosse o fiscal, mas sim, aquele que é mais um braço para ajudar a escola, né! Porque, se ele for, só aquele caráter punitivo, a escola, ela  passa a ser aquela unidade que:
           - Esconde tudo, por vem o Supervisor!
           - Esconde tudo, porque vem o supervisor!
           E a intenção não é essa. A intenção é que o Supervisor ajude no que a escola não está conseguindo resolver, né!  Então ele é mais um elemento à auxiliar. Por exemplo, na minha escola teve um determinado problema e aí eu chamei  ele à ajudar. Ele veio e mais um braço na Secretaria de Educação, prá poder auxiliar. É isso!”

 Lucieny dos Santos Ferreira - 10212080181

Um comentário:

  1. Oi Lucieny!

    Que legal, você já conseguiu as duas entrevistas e lendo-as, concordo muito com a fala da professora Heloisa Brandão, a escola é viva e dinâmica, tudo deve ser pensado e executado em equipe, de forma integrada para que o ensino- aprendizagem aconteça de forma plena e satisfatória, principalmente para o alunado e para que a escola tenha um bom funcionamento.
    Já na fala da primeira entrevistada, Janaína Soares, eu discordo um pouco da seguinte afirmação: "A gente tem que ficar preocupada com a implementação de políticas públicas que visam melhorar o processo de ensino aprendizagem lá da ponta, então a gente pensa o macro, objetivando o micro." Acredito que a palavra mais correta não seria "ficar preocupada", mas sim, "ficar atenta", as politicas públicas que vão surgindo, pois, além de nos atualizarmos, precisamos saber dos novos direitos dos alunos, para ajudarmos nas suas conquistas, sejamos Educadores, OP, OE ou Supervisores, não importa, essa é uma obrigação de todos, já que devemos trabalhar em equipe para uma escola e um ensino de qualidade.

    ResponderExcluir